Para quem não conhece, o “De Peito Aberto” é um projeto sociocultural – composto de uma exposição fotográfica e palestras interativas – que conta a história de luta de mais de 70 mulheres do Brasil, Estados Unidos e Europa, entre 18 e 70 anos, que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama – o tipo de maior incidência entre as mulheres e que afeta os principais símbolos femininos: seios, cabelos, fertilidade e libido.
Trata-se de um projeto especial, com abordagem artística e humanística que, a partir da vivência das pacientes, familiares e apoiadores, e dos profissionais de saúde, realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença e o próprio resultado do tratamento. A exposição fotográfica destaca cada fase do enfrentamento da doença: a descoberta, o processo, o apoio e a superação.
O projeto, encabeçado pela jornalista e escritora Vera Golik (autora do livro “De Peito Aberto”) e pelo sociólogo e fotógrafo Hugo Lenzi, é itinerante e rodou diversos lugares do Brasil. Pra quem quiser conferir de perto esse trabalho de tamanha importância e sensibilidade, basta dar um pulo no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073). A exposição vai até o dia 18 de maio e está aberta ao público das 8h às 22h.