Às vezes, quando olhamos para os maiores empreendedores do mundo, parece que é tudo muito distante da nossa realidade, de que é impossível chegar lá. Porém, por mais estranho que possa soar, toda grande ideia nasceu de algo pequeno.
Para dar aquele empurrãozinho a todos nossos amigos pequenos empreendedores, vamos mostrar para vocês como empresas super famosas e consolidadas começaram seus negócios. Afinal, uma enorme bola de neve só atingiu esse tamanho porque um dia foi um mero punhado de microscópicos flocos!
Atletas no lugar mais alto do pódio. Quebras de recordes. Limites superados. Vitórias e títulos. Dificilmente em alguma dessas situações esportivas as singelas três listras da Adidas não estiveram presentes. Nenhuma marca simboliza mais a eficiência e competitividade alemã nos esportes que essa empresa fundada em 1924.
Começando pelo nome, “Adidas” é uma união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler, do fundador da empresa, Adolf Dassler. Ele começou a produzir seus próprios sapatos esportivos na cozinha da casa de sua mãe, em Baviera, após seu regresso da Primeira Guerra Mundial. A velha lavanderia dos fundos foi rapidamente convertida em uma oficina de 18 metros quadrados. Tá vendo, todo mundo já teve seu primeiro escritório, por mais simples que seja!
Todas essas limitações não serviram como barreira para o jovem fanático por esportes. Mesmo precisando ser muito criativo para trabalhar nos difíceis anos do pós-guerra, sem dispor de máquinas, eletricidade ou materiais adequados, ele nunca desistiu de seu sonho e da paixão por desenvolver calçados esportivos duráveis para proteger os atletas de lesões. Ele fazia todos os sapatos à mão, com couro. Inicialmente, o negócio era parecido com o de qualquer outro sapateiro, mas de um modo ou de outro, a Adidas se sobressaiu entre as demais empresas, ganhou notoriedade e é reconhecida até hoje no mundo dos esportes e da moda. Uma curiosidade interessante: as famosas três listras nasceram da vontade de Adi de que suas chuteiras fossem facilmente reconhecidas tanto em campo quando nas fotos dos jornais. Genial!
Isso é prova de que cabe a você, empreendedor, dar sempre o seu melhor para ver seu negócio crescer. Sempre buscar se sobressair, por mais distante, impossível ou improvável que pareça. Se te disserem que isso é mero sonho, saiba que é possível sonhar de olhos bem abertos. Basta enxergar longe e, principalmente, caprichar no seu trabalho.
E aí, mãos à obra?